Medicina Veterinária

Cursos

Medicina Veterinária

Descrição

Renovação de Reconhecimento pela Portaria SERES nº.  820 de 30 de Dezembro de 2014, publicada no D.O.U. em 02/01/2015.
E-mail: medicinaveterinaria@facimed.edu.br


OBJETIVO

O Curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal - FACIMED visa a reflexão crítica sobre a prática pedagógica com vista à melhoria do ensino. O exercício da cidadania é visto como uma convivência cotidiana, pois as práticas sociais, políticas, culturais e de comunicação são dimensões que fazem parte da vida de todo cidadão. O respeito ao outro e ao público, essencial à cidadania, também deve ser iniciado nas relações de convivência cotidiana, na família, na comunidade, no curso e na empresa. O tratamento contextualizado dos conteúdos representa um recurso para tirar o aluno da situação de mero espectador passivo. Assim, a metodologia de ensino procura o contexto mais próximo do aluno e mais facilmente explicável para dar significado e utilidade aos conteúdos de aprendizagem como o da vida pessoal, do cotidiano e da convivência. O cotidiano e as relações estabelecidas com o ambiente social e físico deverão atribuir significado ao conteúdo curricular, fazendo a ponte entre o que se faz, vive e se observa no dia-a-dia. No projeto pedagógico, curso pauta-se em uma filosofia humanista e buscam oferecer uma formação crítica e questionadora. Segue-se uma linha holística, considerando o ser humano indissociável nos seus diversos aspectos e valorizando a análise globalizante dos fenômenos organizacionais e sociais. Valorizam-se, a pluralidade de pensamento, entendendo o conflito de idéias como fecundo e importante para a formação pretendida.

PERFIL DO EGRESSO

O egresso do Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária da FACIMED pode ser apresentado como um profissional qualificado para o exercício da Veterinária, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos; capaz de conhecer e intervir sobre diversas situações problemas pertinentes a profissão.

A formação do Médico Veterinário tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos para desenvolver ações e resultados voltados à área de Ciências Agrárias no que se refere à Produção Animal, Produção de Alimentos, Saúde Animal e Proteção Ambiental, além de provêlo das competências e habilidades tais como: Atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento.

Medicina Veterinária