Ação de prevenção contra o câncer de mama é realizado por acadêmicos em UBS

Os estudantes de Enfermagem da Facimed fizeram exames clínicos e orientaram pacientes

O câncer de mama configura-se como um problema de saúde pública e seu controle depende essencialmente de ações nas áreas de promoção da saúde e proteção específica. Nas mãos de profissionais treinados, a detecção da doença pode ser facilmente observada.

Estudantes do 6º período de Enfermagem da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) realizaram uma ação de prevenção contra o câncer de mama na Unidade Básica de Saúde Habitar Brasil, em Cacoal. Segundo a enfermeira e professora Teresinha Cícera Teodora Viana, que coordenou o atendimento, cabe ao profissional de enfermagem atuar nos diversos níveis de atenção à saúde (primário, secundário e terciário) interferindo diretamente na mudança comportamental da população. “ A atividade proporciona aos estudantes a vivência do contexto prático no qual os acadêmicos realizaram o exame clínico das mamas das pacientes, orientaram as mesmas no reconhecimento das alterações que as mamas podem apresentar”, explicou.

 

Destaca-se a importância da inserção dos alunos ainda na condição de acadêmicos para que os mesmos possam   desenvolver ações no rastreamento do câncer de mama a fim de priorizar o diagnóstico precoce levando em consideração a magnitude que a doença pode representar na vida da mulher.