Odontologia da Facimed participa de ação em parceria com os Doutores Sem Fronteiras

Odontologia da Facimed participa de ação em parceria com os Doutores Sem Fronteiras

Foram atendidos diversos indígenas de 42 aldeias dos estados de Rondônia e Mato Grosso

Profissionais e estudantes de odontologia da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) participaram junto com a equipe dos Doutores Sem Fronteiras de atendimentos odontológicos com indígenas do município de Cacoal. A missão contou com dois consultórios médicos e outros nove consultórios odontológicos, destaque para os procedimentos de odontopediatria, tratamento de canal, prótese, coroas em cerâmica e pino de fibra de vidro.

Durante a ação na aldeia os estudantes e egressos da Facimed tiveram uma capacitação com os profissionais da equipe, além disso eles puderam fazer o trabalho de orientação com os indígenas.“Nós trabalhamos com demonstração em uma maquete grande de uma boca, mostrando a importância da escovação e passagem de fio dental, pois os indígenas tinham dúvidas como fazia essa higienização da cavidade oral. Nos orientamos eles como fazia toda a higiene oral desde os dentes até a língua, ensinamos também qual a quantidade exata da pasta a ser utilizada na escovação”, destacou a dentista Franciele Maria Sartório, egressa da Facimed.

De acordo com Priscila a experiência foi fundamental para o crescimento profissional. “Foi incrível conhecer a aldeia e ter contato com os Doutores Sem Fronteiras, ver como eles trabalham foi algo importante, se eu puder ano que vem quero trabalhar também não spo na orientação, mas também fazendo os procedimentos”, apontou a dentista egressa da Facimed, Priscila Michelli Vital dos Santos.

Criança indígena recebendo orientação sobre como escovar os dentes

Acadêmicos e egressos da Facimed junto com a professora Zilanda