Acadêmico de Medicina da Facimed é sucesso em canal de YouTube

O canal EnsinaMed, já soma mais de 500 inscritos em menos de dois meses

Ele é formado em Fisioterapia desde 2006, mas logo caiu nos encantos da medicina, Olavo Silva Valente, é acadêmico do 5º período do curso na Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), além de estudante e professor na área de fisioterapia, Olavo agora se tornou youtuber. 

 A história do canal “EnsinaMed” é recente, começou este ano e partiu da necessidade de Olavo ensinar os alunos além do que ele já fazia em sala de aula. “Eu leciono no ensino superior há 10 anos, fiz mestrado na área de saúde coletiva, atualmente o estudante busca conhecimento na internet para otimizar o seu tempo, uma vez que a característica do acadêmico do ensino superior mudou muito no Brasil na última década, eles optam por esses vídeo aulas mais curtos e dinâmicos.  Alguns alunos me pediram para uns vídeos, fui fazer um teste, foi bem difícil o começo, por ter que encarar uma câmera e foi assim que saiu o primeiro vídeo”, contou.

No canal Olavo posta conteúdos da área da saúde de uma forma bem dinâmica e divertida, o resultado dos vídeos atrai estudantes do ensino médio e universitários. A ideia tem dado tão certo que em menos de 2 meses o canal já soma mais de 500 inscritos. “Quando você produz um material educativo, você quer que atinja um número máximo de pessoas. O objetivo é que os vídeos possam servir de ensino e propagação do conhecimento, quero passar o que eu aprendi, meu maior desejo é que o aluno que esteja em casa possa pensar. ‘Nossa aprendi um conteúdo por meio de uma vídeo aula’, essa é a minha maior satisfação”, destacou.

Antes de começar os vídeos, Olavo teve que estudar sobre o assunto, ele afirma que assistiu vários tutoriais para aprender. “Eu gravo os vídeos em casa mesmo, no quarto da minha filha, mas hoje eu faço com chroma key, que é a substituição de fundo, eu estreei o “EnsinaMed” com o professor da Facimed Luiz Fernando com um fundo bem legal, as ideias vem surgindo e vou modificando”, disse.

Atualmente, o que o estudante de Medicina mais deseja é que o canal cresça para que possa atingir mais universitários de forma rápida e principalmente gratuita, ele ainda tem desafios pela frente, mas garante que quer ajudar muitas pessoas. “Eu percebi que o aluno não fica mais de dez minutos assistindo ao vídeo, a linguagem tem que ser muito rápida. Quero tentar uma forma de trazer a dinâmica da sala de aula para o vídeo. Estou estudando tecnologia para que as projeções apareçam ao mesmo tempo, para que as pessoas possam de fato entender aquilo que procuram”, finalizou.

E você aí, ficou curioso? Quer aprender mais sobre as diversas áreas da saúde? Então se inscreva no canal EnsinaMed, deixa sua dúvida e claro dá aquele like e compartilha para ajudar o Olavo a continuar nesse mundo cheio de conhecimento que é a internet.

Clique aqui para acessar o canal EnsinaMed.