Acadêmicos da Facimed prestam atendimentos a atletas do JIR

Acadêmicos da Facimed prestam atendimentos a atletas do JIR

Estudantes ajudaram nos atendimentos de primeiros socorros e na prevenção de lesões dos jogadores

Cacoal foi sede dos XIII Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR) que aconteceram entre os dias 30 de agosto a 10 de setembro. Atletas de várias delegações do estado disputaram 15 modalidades esportivas, sendo elas atletismo, capoeira, ciclismo, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa e xadrez, basquetebol, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia e o futebol 7 society.

Durante os jogos, acadêmicos dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Educação Física da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) estiveram presentes para prestar atendimentos aos atletas durante as competições.  “Nós tratamos as lesões dos atletas, isso melhora o condicionamento deles para as próximas competições, para conseguirem ter uma recuperação mais rápida”, afirmou o estudante de Fisioterapia Matheus Marques Oliveira.

Ismael Xavier Júnior acredita que os atendimentos realizados no JIR fazem os estudantes se tornarem profissionais mais preparados, “ Cada jogo é diferente, os atletas chegam até nós com lesões diferentes. É uma adrenalina muito grande, pois temos que pensar rápido e prevenir para que a lesão não se agrave”, contou o acadêmico de Fisioterapia.

Já os estudantes de Educação Física, fizeram o “scout” dos jogos, para analisar as equipes de Cacoal com dados estatísticos das equipes adversárias.

O curso de Enfermagem também auxiliou nos atendimentos de primeiros socorros, com encaminhamento nos casos mais graves para o hospital. “ Durante os atendimentos colocamos na prática o que já aprendemos na faculdade, isso nos capacita muito mais, além de poder ajudar os atletas nesses momentos, orientando para que eles não voltem aos jogos machucados”, ressaltou a estudante Taisa Curitiba.