Artigo de alunos de Medicina é publicado em uma das mais importantes revistas científicas do país

Artigo de alunos de Medicina é publicado em uma das mais importantes revistas científicas do país

A pesquisa trata sobre a Incidência de hepatite C aguda no Brasil e acaba de ser divulgada no Jornal Brasileiro de Doenças Sexualmente Transmissíveis

Sob a orientação do professor e médico, Francisco José Dutra Souto, os acadêmicos do 11º período de Medicina da Unifacimed, Karolyne Hellen Braga Nunes1, Luiz Henrique Bizinoto Sales e Olavo Silva Valente tiveram um artigo publicado em uma das mais importantes revistas científicas do país, o Jornal Brasileiro de Doenças Sexualmente Transmissíveis. A pesquisa retratada pelos estudantes, se refere a Incidência de hepatite C aguda no Brasil: tendência temporal dos casos notificados entre 2007–2018.

Por meio da pesquisa os acadêmicos puderam concluir que os casos têm aumentado, em especial na população idosa. “Apesar dos poucos casos agudos notificados anualmente, houve aumento em anos recentes, especialmente nos extremos etários. Os casos em pessoas maiores de 40 anos podem significar que alguns deles não sejam infecções novas, mas crônicas ou por crescente importância da transmissão sexual, como consequência de relaxamento quanto à prática de sexo seguro”, destacou um dos autores da pesquisa, o estudante Olavo.

Para realizar a pesquisa, os estudantes analisaram os casos notificados de hepatite C aguda, utilizando dados do Sistema Nacional de Agravos de Notificação e da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.

O resumo da pesquisa pode ser acessado aqui