Aula prática de rapel é atração do curso de Educação Física do UNIFACIMED

Aula prática de rapel é atração do curso de Educação Física do UNIFACIMED

O objetivo é dar ao estudante mais uma opção dentro do mercado de trabalho da região

Estudantes de Educação Física do UNIFACIMED, participaram da aula prática sobre Segurança, Montagem dos equipamentos e descida de Rapel, ministrada durante a disciplina de Atividades em Ambientes Naturais pelos professores Cesar Ricardo Lamp e Rodolfo Enrique Fernandes Pomini, na quadra poliesportiva da instituição.

O Rapel é uma técnica vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e vãos livres bem como outras edificações. Trata-se de uma atividade criada a partir das técnicas do alpinismo, o que significa que requer preocupação com a segurança do praticante, que deve ter instruções básicas e acompanhamento de especialistas. 

De acordo com o professor, o objetivo da atividade é dar ao acadêmico do UNIFACIMED mais uma opção no mercado de trabalho, já que Rondônia é um estado propício para o esporte, por possuir vários locais para a prática. “O rapel é uma interação para crescimento humano, mas também envolve a questão física, buscando um ambiente mais prazeroso e uma prática onde exige superação. É importante trabalharmos com eles alguns quesitos para formação do indivíduo, como a atenção e superação”, apontou o coordenador do curso, Cesar Ricardo Lamp. 

Os acadêmicos puderam aprender, de forma teórica e prática, as formas de se praticar com segurança o Rapel. Ainda dentro da disciplina, eles aprenderão sobre arborismo, escalada e trekking. “A matéria de atividades em ambientes naturais traz para nós, futuros profissionais de educação física, um leque maior de atuação, uma experiência nova para podermos trabalhar em ambientes naturais com a atividade física junto com a população em geral, de forma recreativa e até mesmo competitiva”, contou, o acadêmico Lucas Eduardo Romualdo.