Comunidade de Porto Rolim recebe atendimentos do UNIFACIMED

Comunidade de Porto Rolim recebe atendimentos do UNIFACIMED

Acadêmicos de Odontologia estiveram no local com a importante missão de devolver sorrisos

É impossível negar o poder transformador de um sorriso. A satisfação de estar bem com a saúde bucal, torna a pessoa mais confiante, otimista e feliz, e isso, claro, reflete em toda saúde física, mental e psicológica. É devolvendo o poder de sorrir que acadêmicos de Odontologia do UNIFACIMED têm atuado em projetos sociais em diversas partes do estado de Rondônia, com o objetivo de levar atendimento odontológico gratuito para comunidades ribeirinhas que vivem distante das cidades.  

Desta vez, o destino foi o Distrito de Rolim de Moura Guaporé, mais conhecido como Porto Rolim, que pertence ao município de Alta Floresta D’Oeste, a 273 quilômetros de Cacoal.  Acadêmicos de Odontologia do UNIFACIMED, sob orientação e supervisão da professora e idealizadora do projeto Zilanda Martins, trocaram o conforto dos lares e encaram algumas horas de barco com a missão de levar orientação e atendimentos para os que mais precisam. 

Durante os três dias foram atendidas 154 pessoas com procedimentos de promoção, restauração e reabilitação da saúde oral, com a confecção de 46 próteses e 28 extrações. “Por meio do projeto, os acadêmicos têm contato com um mundo totalmente diferente da realidade vivida por eles dentro dos consultórios, pois eles aprendem a improvisar, muitas vezes atendem em pé. Além disso, o projeto serve para formar profissionais mais humanizados, conhecedores dos problemas enfrentados pela grande maioria da população em relação à saúde bucal”, disse Zilanda.  

Em muitas das comunidades os estudantes encontram desde jovens até idosos com grandes perdas dentárias. “Muitos chegam até nós com problemas de saúde por não conseguirem se alimentar direito devido à falta de dentes. No momento em que é colocado a prótese muitos deles choram e nós nos emocionamos junto, estamos aqui doando sorrisos”, finalizou a acadêmica Jaqueline Flor. 

A ação é uma parceria entre o UNIFACIMED e a prefeitura de Alta Floresta D’Oeste.