Cursos de Arquitetura e Agronegócio da Facimed realizam visita técnica ao aterro sanitário de Cacoal

A experiência dos estudantes, contribui para uma visão sobre a necessidade da promoção de ações sustentáveis e a importância da redução dos resíduos gerados diariamente

Acadêmicos do 2º período do curso de Arquitetura e do 6º período do curso de Agronegócio da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal-FACIMED, realizaram visita técnica no Aterro Sanitário Regional de Cacoal e acompanharam o processo de destinação de resíduos sólidos urbanos. 

O objetivo da visita foi o de mostrar aos acadêmicos, as etapas desde a implantação das células e os procedimentos relacionados ao processo operacional do aterro. Os acadêmicos também tiveram a oportunidade de conhecer o espaço destinado para a Usina de Reciclagem, as células de deposição de resíduos sólidos, lagoas de tratamento de chorume e saber de forma técnica como funciona o sistema químico de tratamento.

Segundo a professora Iracy Pinheiro, a visita é importante pois é um mecanismo de interação da faculdade com o empreendimento e contribui para que o acadêmico perceba as problemáticas e possibilidades que o envolvem. “O fato de retirarmos o lixo de dentro de casa não significa sua extinção, é importante que o acadêmico perceba toda a problemática ambiental que a disposição irregular e inadequada de resíduos provoca ao meio ambiente”. Completou a professora.

A experiência dos estudantes, contribui para uma visão ampla sobre a necessidade da promoção de ações sustentáveis e reforça a importância da redução dos resíduos que é gerado diariamente.