Egresso do curso de Biologia da Facimed é destaque em escola de Seringueiras por prêmio

O projeto rendeu ao professor o título estadual do Prêmio Professores do Brasil 10ª edição

Cristiano Santos Tamandaré se formou na Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) em 2013, no ano seguinte o Biólogo já ingressou no escola municipal de ensino fundamental Venceslau Bras de Seringueiras como professor de Biologia. Em 2017 ele teve a ideia de criar o projeto “Aluno Pesquisador” com o objetivo de incentivar a iniciação científica nos estudantes e tornar as aulas de ciências mais interessantes. “O intuito do projeto foi colocar os alunos como atores principais do próprio aprendizado através do desenvolvimento da pesquisa. A turma foi dividida em 4 grupos, eles tiveram que pesquisar uma temática diferente, cada grupo finalizou a pesquisa com a produção de artigos científicos que foram inscritos em eventos da região”, disse.

De acordo com Cristiano, a participação dos alunos foi de todas as formas, desde o primeiro diálogo, com perguntas e dúvidas até colocar em prática o projeto. “Discussões para a escolha dos temas, leituras de artigos científicos sobre o tema escolhido, construção dos questionários e aplicação, tabulação dos dados coletados, construção da escrita do artigo científico, construção das tabelas e gráficos e a apresentação dos resultados para a escola, a comunidade local e regional”.

Os grupos pesquisaram temas importantes para a sociedade como: O consumo de água na zona rural e na zona urbana de Seringueiras, lixo e educação ambiental e Bullying na escola. Os artigos foram aceitos para publicação no X-SED Seminário de Educação, Desafios Contemporâneos Para Educação Amazônica e no IV seminário de educação inclusiva: "Diálogos sobre Educação: seus reflexos na política, na escola e na sociedade. O projeto “Aluno Pesquisador” rendeu ao professor o título estadual do Prêmio Professores do Brasil 10ª edição.