Engenharia Civil da Facimed faz visita técnica à Complexo Beira Rio

O local possui uma área de aproximadamente 35.000 m² com espaços destinados para diversas atividades

Acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), tiveram uma aula prática bem especial. Acompanhados pelos professores Celso Gonçalves Barbosa, Pedro Henrique Soares, Bruno Dias Ferreira e do coordenador do curso André Anitelli, os estudantes fizeram uma visita técnica ao Complexo Beira Rio, que está sendo construído para ser uma das principais atrações de lazer e turismo da cidade. O local possui uma área de aproximadamente 35.000 m² com espaços destinados para diversas atividades.

Durante a visita o Engenheiro responsável pela obra, Juscelino Bellincanta, explicou sobre a construção e a importância do local para Cacoal. Os 24 estudantes tiveram contato com equipamentos de terraplanagem e compactação, visitaram o espaço onde será o estacionamento dos carros, tivemos ainda a oportunidade de conhecer o sistema de pavimento rígido chamado de bloquete. Ao longo do percurso também foi mostrado uma parte da pavimentação onde estará disponível para caminhadas (pavimento flexível) e conheceram os prédios onde estarão os 4 restaurantes e uma brinquedoteca, nesses prédios os alunos tiveram contato com a parte de estrutura (concreto armado) e acabamento em geral (pintura, revestimentos, reboco, entre outros). Ao final, foi apresentado aos acadêmicos um exemplo de laje nervurada próxima ao palco principal.

“O objetivo da visita é unir a parte teórica com a prática, é importante que desde o começo o acadêmico de Engenharia Civil já tenha essa visão de campo. Nessas visitas que eles começam a levantar dúvidas, questionam, é aí que podem surgir temas de pesquisa, de especializações, isso é muito interessante”, destacou Anitelli, coordenador do curso.