Estudantes de Educação Física do UNIFACIMED confeccionam pranchas ecológicas

Estudantes de Educação Física do UNIFACIMED confeccionam pranchas ecológicas

As pranchas fazem parte da prática esportiva do stand up paddle

Acadêmicos de Educação Física do UNIFACIMED realizaram, dentro da disciplina de Atividades em Ambientes Naturais, uma aula bem divertida e fora dos padrões de sala de aula. Sob a orientação do coordenador do curso, professor Cesar Ricardo Lamp, os estudantes reutilizaram garrafas PET e cano PVC para a fabricação do equipamento aquático stand up paddle, que substitui uma prancha de surfe. Depois de confeccionar as pranchas sustentáveis, os acadêmicos se direcionaram até um açude e puderam praticar a atividade por lá.

A modalidade esportiva é caracterizada por manter o praticante em pé na prancha, com a utilização de um remo para se deslocar pela água. A ação de manter o corpo parado em pé, estimula o equilíbrio estático e dinâmico físico, mantendo a estrutura muscular em atividade. “Um dos principais benefícios desta atividade é desenvolver a capacidade crítica dos estudantes em relação ao meio ambiente, além é claro, de demostrar a diversidade de esportes a serem explorados nas atividades físicas”, contou o professor e educador físico. 

A coleta de materiais feita pelos acadêmicos, foi iniciada na procura por garrafas pet, executando posteriormente, o processo de lavagem e secagem para a confecção das pranchas. A aplicação prática da montagem foi inteiramente pelos estudantes, que receberam do professor orientação. “ Nos dividimos em grupos e cada um ficou responsável por algo, na coleta dos materiais, na preparação de lixar, recortar, colar. Todo o processo foi bem legal, algo bem diferente do que já tínhamos feito na graduação, com bastante aprendizado, experiências novas são incríveis! ”, afirmou a acadêmica, Poliana Macedo Amaro.