Facimed e Hospital Regional realizam em parceria curso de Ventilação Mecânica

O objetivo do curso é fazer com que os profissionais vivenciem a realidade com atendimentos a beira leito

Foi realizado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional de Cacoal o curso teórico prático de ventilação mecânica em UTI. Participaram médicos, fisioterapeutas e graduandos da Facimed. O objetivo do curso é fazer com que os profissionais vivenciem a realidade com atendimentos a beira leito. “Poderíamos fazer essa aula em simuladores que se aproximam do que é real, mas as intercorrências a beira leito são inúmeras, por isso nosso objetivo é aproximar o acadêmico ou profissional para essa vivência real”. Destacou a Fisioterapeuta Mª Marta Damasceno que ministrou o curso.

Ainda segundo Martao curso é uma inovação no que é chamado de treinamento em serviço, os alunos atendem os pacientes a beira do leito, discutem a situação em grupos e posteriormente voltam para fazer as correções.“No treinamento em serviço fazemos com que o profissional além de vivenciar a realidade local também se atualize. Oferecemos o que há de mais novo em abordagem ventilatória e uma abordagem clínica de um modo geral do paciente crítico. Como trabalhamos com uma equipe multidisciplinar foi possível discutir a equipe médica a parte clínica medicamentosa, abordagem cirúrgica e do ponto de vista ventilatório e fisioterapêutico, como se faz os ajustes para trataro paciente”. Ressaltou

Para o paciente a abordagem focada e atual só traz benefícios.Segundo a FisioterapeutaMarta durante os três dias de cursohouve uma evolução positiva. “Dos oito leitos que foram assumidos pelos profissionais três pacientes tiveram melhoras, amanhã ou depois eles vão poder até receber alta da UTI”. Afirmou.