Facimed tem 25 trabalhos aprovados no MEDTROP 2019

Facimed tem 25 trabalhos aprovados no MEDTROP 2019

Acadêmicos de Enfermagem e Medicina contribuíram no congresso com pesquisas sobre doenças tropicais

Os estudantes de Enfermagem e Medicina da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) tiveram 25 trabalhos aprovados e apresentados no 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP), XXVI Congresso Brasileiro de Parasitologia e a 34ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e 22ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, o CHAGASLEISH 2019, a realização conjunta desses três eventos acontece até o dia 31 de julho na capital Belo Horizonte -MG.

O Congresso aborda o tema sobre a “Convergência e inclusão: em busca de soluções sustentáveis para o diagnóstico, tratamento e controle das doenças tropicais”, que tem o objetivo de fortalecer a ciência brasileira, favorecendo a descoberta de soluções sustentáveis para as doenças tropicais.

Acompanhados pelos professores, Mariana Kely Diniz Gomes de Lima, Cor Jesus Fernandes Fontes e Luciano Teixeira Gomes, o curso de Enfermagem apresentou 9 trabalhos. “A publicação de um trabalho científico acontece a partir da busca pelo conhecimento, desde a escolha do conteúdo, que se baseia nos problemas encontrados na sociedade, posteriormente, vem a publicação em congressos, fator que oportuniza a troca de conhecimento e a visibilidade dos trabalhos, proporcionando publicações na íntegra alavancando a produção cientifica no país. Além disso, contribui significativamente para o enriquecimento do currículo profissional”, destacou o estudante de Enfermagem e presidente da Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde Coletiva (LAESC) Henrique Aprijo Benetti.

O curso de Medicina apresentou 16 trabalhos durante o congresso. Para a acadêmica Isabela Loss Carreta, participar do evento foi uma grande oportunidade como estudante e futura profissional. “É um sonho realizado poder estar no METROP 2019, principalmente por termos grandes nomes da medicina tropical como docentes e amigos”, afirmou.