Indígenas recebem atendimentos odontológicos de estudantes da Facimed

Indígenas recebem atendimentos odontológicos de estudantes da Facimed

A ação do curso de odontologia tem melhorado a saúde bucal do povo Suruí

Os acadêmicos de Odontologia da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), estiveram na aldeia Lapetanha da etnia Suruí, localizada na linha 11 de Cacoal. Por lá os acadêmicos em parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), promoveram ações com crianças e adultos.

Os indígenas receberam orientações sobre a forma correta de escovação e a importância de manter os dentes sempre limpos, o que proporciona a queda na incidência de carie. Além das orientações, os estudantes realizaram diversos procedimentos como restaurações e profilaxia. “É muito gratificante poder fazer parte desta ação, é uma experiência nova para mim, essa parceria da Facimed contribui muito para a saúde bucal dos indígenas e para o nosso aprendizado também”, pontou a acadêmica Sabrina Lima.

O atendimento dos estudantes tem a orientação da professora Zilanda Martins. Para o vice-líder da aldeia, Celso Lamitxab Suruí, os procedimentos têm beneficiado a saúde bucal dos indígenas. “Temos dificuldades em ter acesso aos atendimentos na cidade, é muito importante para nós, a equipe acadêmica vir até a nossa aldeia, não só nesta, mas nas outras aldeias que também precisam”, destacou.