Mais de 200 trabalhos são apresentados no XI Simpósio de Iniciação Científica da Facimed

Mais de 200 trabalhos são apresentados no XI Simpósio de Iniciação Científica da Facimed

Evento tem atraído cada vez mais estudantes que desenvolvem importantes pesquisas no meio acadêmico

A Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) promoveu o XI Simpósio de Iniciação Científica da instituição. Este ano, o evento reuniu 229 pesquisas realizadas por acadêmicos da Facimed e de outras instituições de ensino. Aproximadamente 500 pessoas tiveram a oportunidade de assistir as apresentações e conhecer as temáticas dos trabalhos.

Durante os semestres diversos projetos são desenvolvidos por estudantes na instituição, o Simpósio é uma forma de apresentá-los e incentivar a pesquisa entre os estudantes. É o caso da acadêmica Bruna Alves, do 6º período de Enfermagem, que junto com as colegas, apresentou um relato de experiência sobre orientação nutricional para hipertensos em uma Unidade Básica de Saúde em Cacoal. Bruna destacou que a participação no Simpósio foi um incentivo da professora M.a Thayanne Pastro, proporcionado pela disciplina de nutrição. “ É muito importante esse incentivo para a pesquisa, já começamos a ter o gosto de querer produzir, pois podemos ter um contato com o meio científico antes mesmo do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), isso nos faz perder o medo e é muito gratificante compartilhar a nossa experiência acadêmica com profissionais e ouvintes de diversas áreas, ter essa troca  é enriquecedor, além de abrir portas que nos possibilitam ser aceitos em programas de residência, mestrado e doutorado”, afirmou a estudante.

É importante destacar também que a maior parte beneficiada com os projetos desenvolvidos pelos acadêmicos é a sociedade, já que muitos trabalhos pesquisados por eles são problemas enfrentados pela comunidade local, com as pesquisas os estudantes conseguem encontrar e apresentar soluções para esses problemas.

O resultado dos trabalhos apresentados durante o evento, está disponível no site da Facimed. As pesquisas serão publicadas na revista científica da instituição.

Além do Simpósio, a Facimed também possui o Programa de Incentivo à Iniciação Científica (PIIC), que oferece bolsas para acadêmicos e professores da instituição. De acordo com o coordenador do Núcleo de Pesquisa (NUPES) professor Dr. Heriton Marcelo Ribeiro Antonio, essa é uma forma de incentivar e valorizar as linhas de pesquisa diretamente relacionadas às diversas áreas do conhecimento, além de estimular e apoiar o corpo docente e acadêmicos na produção, divulgação e publicação dos trabalhos.