Medicina veterinária da Facimed participa de levantamento do censo canino e felino 2018

Cacoal possui 35.926 animais na zona rural e urbana em Cacoal

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que sejam realizados censos da população canina e felina periodicamente. É de extrema importância o conhecimento da quantidade de cães e gatos para o planejamento e avaliação das ações de controle das diversas doenças zoonóticas. A secretaria municipal de saúde, por meio do setor de zoonoses, em parceria com a Agência de Vigilância em Saúde do Estado de Rondônia (AGEVISA), realizou o censo canino e felino 2018. O trabalho de levantamento de dados contou com a parceria de acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed).

“A participação dos estudantes nesse processo, visou possibilitar a vivência prática de conceitos teóricos abordados em sala de aula, como estimativa de populações, epidemiologia veterinária e zoonoses. As atividades desempenhadas por eles foram compostas por levantamento de campo da população animal alvo do censo, tabulação e digitação de dados coletados com objetivo de estimar a população Canina e Felina no Município de Cacoal”, destacou o médico veterinário da AGEVISA, professor Me. Cristian José da Silva

O objetivo do levantamento é instalar medidas estratégicas para prevenção de doenças zoonóticas de relevância a saúde pública, bem como planejar com base em dados atualizados as futuras campanhas de vacinação antirrábica canina e felina, avaliar e implementar ações que possibilitem o aumento da cobertura vacinal principalmente do felinos com a elaboração de estratégias para controle da população canina e felina que vivem nas ruas da cidade.

Foram tabulados e analisados dados de 51 bairros de Cacoal, totalizando 19.472 animais, sendo 15.702 cães e 3.770 gatos. O resultado final do censo canino e felino somado aos animais da zona rural e urbana, totalizou 26.943 cães e 8.983 gatos, ou seja, 35.926 animais em Cacoal.