Odontologia do UNIFACIMED promove mais uma ação solidária em Porto Rolim

Odontologia do UNIFACIMED promove mais uma ação solidária em Porto Rolim

Acadêmicos embarcarão em uma aventura para oferecer saúde bucal aos ribeirinhos da região

Há anos, o curso de Odontologia do UNIFACIMED vem praticando a responsabilidade social por meio de projetos solidários que abrangem o estado de Rondônia. O objetivo é levar atendimento odontológico gratuito para comunidades ribeirinhas que vivem distante das cidades.   

Entre os dias 15 a 17 de julho, acadêmicos e professores embarcarão em mais uma aventura, desta vez em prol da saúde bucal de moradores do Distrito de Rolim de Moura Guaporé, mais conhecido como Porto Rolim, que pertence ao município de Alta Floresta D’Oeste, a 273 quilômetros de Cacoal. Para chegar até lá, a equipe terá que encarar algumas horas de barco, mas isso não impede o entusiasmo e a paixão dos estudantes pelo poder em transformar sorrisos.  

A satisfação de estar bem com a saúde bucal, torna a pessoa mais confiante, otimista e feliz, e isso, claro, reflete em toda saúde física, mental e psicológica. Poder promover novamente um sorriso aos que perderam a vontade de sorrir, é a maior satisfação dos estudantes que participam do projeto sob a orientação da professora do curso de odontologia do UNIFACIMED e coordenadora do projeto, Zilanda Martins de Almeida, que desde 2013 oferece à população carente os atendimentos.

Na ação eles irão realizar orientação de escovação, trabalhos de prevenção, extrações, cirurgias e   próteses dentárias. “ Por meio do projeto, os acadêmicos têm contato com um mundo totalmente diferente da realidade vivida por eles dentro dos consultórios, pois eles aprendem a improvisar, muitas vezes atendem em pé. Além disso, o projeto serve para formar profissionais mais humanizados, conhecedores dos problemas enfrentados pela grande maioria da população em relação à saúde bucal”, disse Zilanda. 

Desde 2017, quando ingressou no curso de odontologia do UNIFACIMED, a estudante Jaqueline Mendes flor, participa do projeto solidário, ela destaca que atender os ribeirinhos, fez dela uma pessoa melhor. “Por conta da pandemia tivemos que dar uma pausa, mas agora, vamos voltar com tudo. A expectativa é grande para retomar os cuidados com a saúde bucal da população carente neste projeto, que eu tenho uma verdadeira paixão em poder fazer parte”, pontuou a acadêmica. 

A ação é uma parceria entre o UNIFACIMED e a prefeitura de Alta Floresta D’Oeste.