Pesquisas de Psicologia da Facimed contribuem para o conhecimento sobre problemas psicossociais

Os projetos foram elaborados no ano passado, de acordo com os critérios técnicos e científicos, inclusive com aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa

O curso de Psicologia teve duas pesquisas de Iniciação Científica concluídas: “Impactos Psicossociais do Transtorno do Espectro Autista em Famílias de Ji-Paraná-RO”, das discentes Jennifer Guimarães, Lara Gabriela Flores e professor Cleber Lizardo de Assis, além de “Vivências e Estratégias de enfrentamento à indisciplina de alunos do ensino médio na ótica docente de escolas públicas de Cacoal-RO”, dos discentes Carlos Gester Valiatti da Silva, Djacy Oliveira Silva e professor Cleber Lizardo de Assis.

Os projetos foram elaborados no ano passado, de acordo com os critérios técnicos e científicos, inclusive com aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa.

Adiantando alguns resultados, a investigação sobre autismo apontou um forte impacto do diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista) na dinâmica familiar, enquanto o estudo sobre indisciplina escolar apontou a família como fator decisivo na produção e enfrentamento deste fenômeno. Quanto aos detalhamentos das investigações, as equipes estão em processo de elaboração de artigos e comunicações para revistas e congressos, onde serão publicados.

“O curso de Psicologia da Facimed vem estimulado e realizado diversas pesquisas científicas e de relevância social local e regional, de modo que o discente tenha a possibilidade de produzir conhecimento sobre fenômenos e problemas psicossociais”. Destacou o Coordenador e professor do curso de Psicologia da Facimed, Cleber Lizardo de Assis.